(Retrospectiva) Guia Dorameiros 2019!

Vamos conferir sobre todos os k-dramas que foram lançados este ano!

111

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e curtindo esse final de ano tão esperado. Hoje vamos falar de todos (DE TODOS) os dramas sul-coreanos que estiveram nas telas durante 2019 em ordem cronológica, então utilize o ctrl + f para procurar sobre qual você deseja saber algo. Os meus favoritos vão ter uma, duas ou três “★” do lado do nome.

Dedico este post às minhas amigas blogueiras: Lu e Ju do MDUGS, Mari do Love Code, Polly do Cantinho de Tudo. Visitem estes blogs também porque tem muitas resenhas lá e muitas novidades. ♥

Dedico a vocês, meus amados leitores! Principalmente aos mais de 7 mil seguidores do blog! Sim, vocês que me acompanham por e-mail, pelo twitter, instagram ou youtube, fizeram com que o Dramas Revise atingisse esse número, então muito obrigada!!!

Sem mais delongas, vamos para a retrospectiva 2019!

aa1

Top Star Yoo Baek (Top Star U-Back) (tvN) – 2019 começou com um drama bem leve e divertido. A história não tem lá suas premissas únicas, mas é muito simples e engraçadinha. Os moradores da ilha são bem caricatos. Este é um bom drama para quem já está com a cabeça cheia de preocupações durante o dia e quer apenas descansar rindo um pouco. Temos a história dos moradores de uma ilha calorosa que é capaz de derreter o coração de qualquer um. 

Apontamentos: apenas para descontrair / comédia romântica
Elenco principal: Kim Ji Suk, Jeon So Min e Lee Sang Yeob
Disponível em: Subarashiis 

The Last Empress (SBS) – Ah, este é totalmente o contrário do que eu falei acima. O drama é cheio de reviravoltas, loucuras e disputas. Eles trouxeram um grande Império para a nossa atualidade! Isso é algo completamente inusitado e interessante. Os episódios são bem viciantes. Infelizmente, alguns problemas aconteceram no final (foram adicionados mais 4 episódios de 30 minutos, sendo que o ator Choi Jin Hyuk não poderia comparecer nas filmagens). Por isso, a nação dorameira se dividiu em duas opiniões  bem distantes sobre o desfecho perto do fim.

Apontamentos: história bem interessante / cheio de intrigas e reviravoltas / final controverso
Elenco principal: Jang Na Ra, Shin Sung Rok, Choi Jin Hyuk e Shin Eun Kyung
Disponível em: Viki, Kocowa e Kingdom Fansubs

★★ ★ Children of Nobody (MBC) ★★ ★   É um drama denso, com uma ambientação escura e intensa, com uma temática forte e reflexiva. Além disso, é uma história com abordagens necessárias, com palavras que precisavam ser ditas. É um completo hino em forma de roteiro. Em Children of Nobody nos deparamos com atores completamente imersos e comprometidos com tudo que está acontecendo ali. Uma frase que é dita no próprio dorama resume o que é tratado na obra: “para as crianças os pais são o universo inteiro, agora imagine todo o seu universo te atacando.”

Apontamentos: melhores do ano / para maiores de 18 anos / abuso infantil
Elenco principal: Kim Sun Ah, Lee Yi Kyung, Nam Gyu Ri e N
Disponível em: Subarashiis

★★ ★ Sky Castle (jTBC) ★★ ★   A jTBC é um ícone quando se trata de abordagens que geram polêmicas e debates. Sky Castle foi conquistando o público aos poucos, explodiu, e acabou se tornando o drama sul-coreano mais bem classificado na história da televisão a cabo! O roteiro é uma sátira que critica inteligentemente bem as práticas abusivas em ambientes extremos na Coreia do Sul. Em outras palavras, o drama revela essa cultura extremista dos estudos forçados que cria um ambiente hostil entre as famílias. Não existe uma simples competição sobre quem consegue as melhores posições, é uma pressão psicológica diária que desmonta qualquer pessoa. Os pais arquitetam e projetam toda a vida de seus filhos, mas como os verdadeiros protagonistas se sentem?

Apontamentos: melhores do ano / hierarquia / estudos em excesso / saúde mental / sátira social
Elenco principal: Yeom Jung Ah, Lee Tae Ran, Yoon Se Ah, Oh Na Ra e Kim Seo Hyung
Disponível em: Viki, Subarashiis e Unnie Fansubs

Priest (OCN) – O drama em análise foi a primeira proposta de terror e suspense da OCN desde “The Guest”. Então, alguns fãs do gênero estavam esperando ansiosamente por este drama. Acredito que se você não compará-lo com o antecessor, conseguirá aproveitar bem melhor esta obra. Afinal, aqui não temos Park Il Do, nem detetives alucinados. A única coisa que daria para relacionar entre “The Guest” e “Priest” é o fato de ambas terem padres e exorcismo. Priest é um pouco mais “modesto”. 

Apontamentos: trabalho em equipe / terror / exorcismo
Elenco principal: Yeon Woo Jin, Jung Yoo Mi e Park Yong Woo
Disponível em: Kingdom Fansubs 

A Promise with the Gods (A Pledge to God) (MBC) – Este drama não foi muito comentado. Na verdade, é um melodrama daqueles muito chorosos. A história não avança em alguns episódios, mas teve aspectos interessantes. É sobre obsessão pelo filho, sobre um segundo filho para salvar o primeiro. Uma salva de palmas para o ator mirim Wang Seok Hyun que interpretou Song Hyun Woo!

Apontamentos: melodrama / uma mãe que fez de tudo para salvar seu filho que foi diagnosticado com Leucemia mielogênica 
Elenco principal: Han Chae Young, Bae Soo Bin, Oh Yoon Ah e Lee Chun Hee
Disponível em: Life Fansubs e Subarashiis 

Clean With Passion For Now (jTBC) Um verdadeiro mamãozinho com açúcar que eu amo. O enredo envolve uma equipe de limpeza, um protagonista compulsivo por limpeza, um romance muito fofo com maravilhosas cenas de beijos (hehe), e uma comédia leve. É um drama super descontraído (tem um pouco de sofrência padrão perto do fim, mas o final é feliz). Trouxe um pouco de cor nas minhas semanas cinzentas.

Presto meu sincero carinho ao ator Cha In Na! Descanse em paz, querido anjo. ♥

Apontamentos: comédia romântica / leve e descontraído / romance bem construído
Elenco principal: Yoon Gyun Sang (ursinho), Kim Yoo Jung e Song Jae Rim
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

Gangnam Scandal (SBS) – Este foi um dos novelões da SBS. Teve 123 episódios! No início da história, várias perguntas ficam pairando, por exemplo: “o protagonista está doente?”, “por que um pai trata tão mal sua filha”, entre outros. No plano de fundo está a nossa protagonista que é uma moça muito simples que precisa de dinheiro e nosso protagonista que é o Diretor da empresa.

Apontamentos: novelão / comédia romântica / drama familiar / melodrama
Elenco principal: Im Yoon Ho, Shin Go Eun e Seo Do Young
Disponível em: Drama Cool (em inglês)

Encounter (Boyfriend) (tvN) – Uma mulher bem sucedida, mas solitária. Um homem apaixonado por fotografias, cheio de vida, e muito simples. Um enredo rico em detalhes, ambientação, cores. Quando ele chega, espanta a nuvem negra que permeava a vida da nossa protagonista, uma analogia que existe inclusive em um dos teasers do drama. Mas eles vivem em mundos completamente diferentes. A história foca nas emoções dos personagens e não na trama.

Apontamentos: mulher mais velha que o homem (noona romance) / cenas belíssimas em Cuba / enredo adulto e realista
Elenco principal: Song Hye Kyo e Park Bo Gum
Disponível em: Viki, Fightingsub e Kingdom Fansubs

Memories of the Alhambra (tvN) – Eu queria muito ter escrito uma resenha completa sobre esse drama na época, mas não tive tempo. Finalmente estou tendo um espaço hoje. Nosso drama com Park Shin Hye e Hyun Bin deu o que falar. Ele tem um enredo extremamente diferente! O personagem principal começa a viver paralelamente dentro de um jogo (literalmente). É uma realidade virtual alternativa. Nesse meio tempo um romance começa a se desenvolver. 

Existem situações inexplicáveis sim, mas como fiel jogadora de RPG eletrônico (desde criança), me entreguei na fantasia e aproveitei cada segundo da obra, surtando com a perfeita utilização dos termos “gamers“. Então, apesar do drama ter sido talvez decepcionante para alguns que depositaram muitas expectativas nisso, para quem é fã de jogos eletrônicos, a história tem detalhes impressionantes e pode acabar sendo uma experiência interessante.

Apontamentos: realidade virtual / confusão entre a realidade e a fantasia / irmão desaparecido / protagonista é CEO de uma empresa de investimentos
Elenco principal: Hyun Bin e Park Shin Hye
Disponível em: NETFLIX, Kingdom Fansubs e Fightingsub

Fates & Furies (SBS) – O drama começou com uma temática clichê. A protagonista perdeu o pai e teve que se virar para conseguir ter o mínimo de sustento. Nosso protagonista é um cara muito rico que a encontra em uma viagem. Ela vai fazer algumas coisas para roubar o coração dele. Tem uma pitada de mistério e vingança. Há vários outros personagens, mas com tramas que acabam se arrastando um pouco. 

Apontamentos: vingança / melodrama 
Elenco principal: Joo Sang Wook, Lee Min Jung, So Yi Hyun e Lee Ki Woo
Disponível em: Viki e Subarashiis

Bad Detective (Less Than Evil) (MBC) Este é um remake da série britânica “Luther”. Ele começa bem explosivo, mas o ritmo diminui lentamente. Para quem gosta de dramas de investigação com um detetive muito sangue nos olhos, com certeza Bad Detective é uma boa recomendação. Além disso, a atriz Lee Seol recebeu inúmeros elogios ao interpretar uma vilã misteriosa, cheia de segredos, que deixou em aflição o psicológico de muitos.

Apontamentos: investigação / intenso / detetive alucinado
Elenco principal: Shin Ha Kyun, Lee Seol, Park Ho San e Kim Gun Woo
Disponível em: Kingdom Fansubs

My strange Hero (Bok Soo is Back) (SBS) ★ Este drama é um vício passageiro. Você começa sem expectativas, mas acaba se envolvendo com todos os personagens e suas histórias. O enredo acontece em dois tempos, mas no mesmo ambiente. O nosso protagonista sempre foi muito sorridente e amado por todos… já a nossa protagonista só pensava em se dedicar nos estudos. Os dois acabam se aproximando e se apaixonando, mas um acidente inesperado acontece. Alguns anos depois eles se reencontram. O drama fala sobre sonhos, má paternidade, pensamentos suicidas, bulliyng, sistema de corrupção, inveja, vingança… Kwak Dong Yeon deu um show de atuação!

Apontamentos: comédia romântica / uma luta contra a corrupção da escola / qual o verdadeiro sentido de uma vingança / não tem personagem 100% bom ou 100% mau
Elenco principal: Yoo Seung Ho, Jo Bo Ah e Kwak Dong Yeon
Disponível em: Viki, Kingdom Fansubs e Subarashiis 

Sem Título-1

The Best Chicken (MBN e DramaX) – O protagonista da trama abre um restaurante de frango frigo onde era a casa de banhos do avô da nossa protagonista. Uma comédia romântica simples e muito leve de apenas 12 episódios.

Apontamentos: comédia romântica / levíssimo e engraçadinho
Elenco principal: Park Sun Ho e Kim So Hye
Disponível em: Kingdom Fansubs e Pentagon Brasil

Left-Handed Wife (KBS2) – Desta vez, o novelão ficou por conta da KBS2. O final é bom, mas é verdade que em alguns episódios simplesmente nada acontece. A história tem muitos personagens e muitas tramas. É mãe que quer que o filho se case com uma mulher rica para expandir os negócios; é um filho inesperado; é uma sugestão de aborto de um lado; discussão de outro… e no meio disso tudo, um acidente.

Apontamentos: tem troca de identidade e perda da memória / 103 episódios para uma história que poderia ter sido abordada em um pouco menos / novelão
Elenco principal: Lee Soo Kyung, Kim Jin Woo, Ha Yun Joo e Jin Tae Hyun
Disponível em: On Demand Korea (em inglês) e KBS World TV (em inglês)

★ The Crowned Clown (tvN) O primeiro sageuk do ano. É um drama histórico bem escrito com suas cenas impecáveis e emocionantes. O Rei decide colocar um palhaço que tem o mesmo rosto que o seu no trono porque poderia ser assassinado a qualquer tempo. Os dois têm personalidades muito diferentes. O nosso palhaço acaba se apaixonando de verdade pela rainha. É uma adaptação do premiado filme “Masquerade” de 2012!

Apontamentos: drama histórico / troca de identidade 
Elenco principal: Yeo Jin Goo, Lee Se Young e Kim Sang Kyung
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

Neighborhood Lawyer Jo Deul Ho (My Lawyer, Mr. Jo 2) (Segunda Temporada) (KBS2) – Um promotor que perdeu tudo e acabou se tornando um advogado em busca de sustento. A segunda temporada não deve ser comparada a primeira, também não preservou muito suas características. É um drama de direito e investigação com um pouco de comédia.

Apontamentos: direito / tudo misturado com comédia 
Elenco principal: Park Shin Yang e Go Hyun Jung
Disponível em: Viki (em inglês)

What’s Wrong, Poong Sang (Liver ou Die) (KBS2) – O drama continuava sendo exibido e a reação das pessoas sempre foi a mesma: “Coitado do Poong Sang!!!”. Ele é um senhor de meia-idade que cuida pacientemente de seus irmãos, sendo basicamente a figura paterna dessa família. Poong Sang tolera seus irmãos imaturos e paga dívidas que nem são dele.

Apontamentos: drama familiar / comédia / tem um melodrama no meio
Elenco principal: Yoo Joon Sang, Oh Ji Ho, Jeon Hye Bin, Lee Shi Young e Cha Seo Won
Disponível em: Subarashiis e Kingdom Fansubs

Blessing of the Sea (MBC) – O novelão de 121 episódios da MBC começa sendo um melodrama choroso. A nossa protagonista é uma moça gentil, muito sensível, que distingue milhares de cores, mas que é odiada por todos os lados. O nosso protagonista é um pianista famoso que vê o mundo preto e branco. Os “vilões” são bem caricatos, com traços fortes de maldade. Em resumo, os personagens bons são muito lentos e demoram para reagir. Isso pode ter tornado a história um pouco angustiante.

Apontamentos: drama familiar / novelão / romance
Elenco principal: Lee So Yeon, Jae Hee e Jo An
Disponível em: On Demand Korea (em inglês) 

Spring Turns to Spring (MBC) A trama envolve temáticas muito sérias com um tom de humor. É como se o inferno fosse divertido. Uma repórter ambiciosa e uma esposa dedicada acabam trocando de corpo. É interessante, engraçado e para tudo a trama traz algum tipo de explicação. 

Apontamentos: troca de corpos mesmo / é uma loucura total / dá para tirar boas risadas
Elenco principal: Lee Yoo Ri e Uhm Ji Won
Disponível em: Kingdom Fansubs

★★ Kingdom (NETFLIX) ★★ Zumbis em Joseon? Sim! E deu muito certo! Se você não tem muito medo de sangue e Zumbis sugiro que assista a este drama imediatamente. É imperdível. Toda aquela tensão política dos dramas históricos existe aqui também, mas com uma dinâmica perfeita. O drama é cheio de ação, suspense, cenas cheias de sangue e decapitações, mas com intercalações para as mais amenas e revitalizantes. Deixa evidente também como o sistema antigo de hierarquia da Coreia prejudicaria na busca pelo fim de um inimigo comum. Um dos melhores dramas do ano!

Apontamentos: zumbis para todos os lados / discussão hierárquica / drama histórico (sageuk) / logo vem a segunda temporada
Elenco principal: Joo Ji Hoon e Bae Doo Na
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs

★★ Romance Is a Bonus Book (tvN) ★★ Este drama foi uma surpresa muito agradável.  A temática encanta e deixa nossos coração aconchegados. Praticamente toda a história se passa dentro de uma editora. Existem profissionais apaixonados pelo que fazem e trazem emoções em suas palavras e gestos. O nosso protagonista é um escritor muito famoso. Já a nossa protagonista foi deixada pelo marido e teve que se virar para sustentar principalmente sua pequena filha. Em um de seus atos desesperados, ela esconde uma de suas formações para tentar trabalhar como temporária nessa editora. 

Vários assuntos importantes são abordados. Há uma amizade incrível que cresce entre os personagens da trama. O romance está presente. Ele é um pouco difícil, lento, mas fofo. É compreensível também toda essa demora, pois os dois sempre foram melhores amigos. De qualquer forma, existem tantos outros retratos interessantes que você acaba se desapegando um pouco do romance em si. É um drama que tem uma ótima qualidade de produção e enredo. Pronto, escrevi demais.

Apontamentos: livros, livros, muitos livros! / tem um pouco de suspense também / ainda assim é muito leve e divertido / esquenta o coração 
Elenco principal: Lee Jong Suk, Lee Na Young e Wi Ha Joon
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs

Babel (CSTV) – Torre de Babel ~ ou apenas Babel ~ tinha uma história muito interessante, um ótimo elenco e um enredo promissor. Entretanto, desapontou muitas pessoas. O roteiro gira em torno de um promotor, uma atriz e um assassinato.

Apontamentos: famílias ricas e seus dilemas / nada de novo aqui / melodrama familiar / tem umas reviravoltas envolvendo o assassinato / investigação
Elenco principal: Park Shi Hoo e Jang Hee Jin
Disponível em: Viki

★ Touch Your Heart (tvN) ★ Quem assistiu Goblin e se apaixonou pelo casal Sunny e Ceifador ganhou um presentão da tvN em 2019. Eles simplesmente juntaram os dois novamente e fizeram com que a gente imaginasse que tudo isso fosse a história de uma de suas reencarnações. É emocionante demais! Além disso, o roteiro é divertido, leve e cativante. 

A nossa protagonista é uma atriz que está tentando voltar com tudo para as telas depois de um escândalo. Seu próximo papel supostamente envolveria a advocacia. Para ganhar experiência, ela acaba parando no escritório de advocacia do Jung Rok, nosso personagem principal. Aos poucos ele acaba conhecendo o coração doce e gentil daquela atriz falida.

Apontamentos: ninguém pode negar que o drama é uma comédia romântica leve e agradável / mas não espere por cenas inovadoras e chocantes, não há nada disso aqui / uma estrela que representa meu amor pelo ship principal
Elenco principal: Lee Dong Wook e Yoo In Na
Disponível em: Viki, Kingdom Fansubs, Subarashiis 

Rude Miss Young Ae (Ugly Miss Young Ae) (17ª Temporada) (tvN) – Esse drama aparece todos os anos nas telas da tvN. São poucos episódios por temporada, mas é uma continuação das anteriores. Então se você está pensando em começar a vê-lo, volte para 2007! Esta última temporada centrou-se na vida de Young Ae também, mas agora como mãe e dona do lar.

Apontamentos: até dá para assistir as temporadas de forma separada, mas existe uma construção da personagem que é feita ano após ano / comédia
Elenco principal: Kim Hyun Sook e Lee Seung Jun
Disponível em: Drama Cool 

Legal High (jTBC) – A história original é japonesa, uma comédia que envolve direito de forma excepcional. Acontece que ela foi escrita em 2012 e de lá pra cá muitas coisas mudaram principalmente no ramo jurídico. O grande problema é resumir uma ação jurídica em apenas ganhar ou perder. Entendam que hoje em dia há uma desconstrução da ideia de que existem dois pólos opostos em uma ação jurídica sabe? Os dois pólos não devem ser mais considerados inimigos.

Nada no direito é água ou óleo, claro ou escuro, preto ou branco. Existem muitas nuances, muitos meios-termos. Então considere esse drama como uma sátira que ridiculariza vários pontos da advocacia de forma bem cômica e exagerada. Ainda que apaixonada pela minha profissão, confesso que adoro esse tipo de humor e acho muito hilário.

Apontamentos: não leve as questões jurídicas deste drama a sério / comédia exagerada / críticas sociais interessantes sobre acontecimentos da nossa realidade
Elenco principal: Jin Goo, Seo Eun Soo, Yoon Park e Chae Jung Ahn
Disponível em: Viki e Life Fansub

Trap (OCN) – O drama foi feito para aqueles que estão procurando por histórias diferentes e bombásticas. É totalmente alucinado! Você é jogado em uma montanha-russa de sentimentos que deixa qualquer um confuso. Há reviravoltas e revelações. Nosso protagonista é um profissional do jornalismo (âncora) que passa por uma tragédia durante uma viagem em família. 

Apontamentos: a verdadeira natureza de algumas pessoas / um detetive experiente e uma profiler incrível / investigação / trama acelerada / o final pode ser considerado injusto em alguns aspectos
Elenco principal: Lee Seo Jin e Sung Dong Il
Disponível em: Kingdom Fansubs  

★★★  Dazzling (The Light In Your Eyes) (jTBC) ★★Um dos melhores dramas de 2019 é, sem sombras de dúvidas, Dazzling! Se você deixou esta obra de arte passar em branco, sugiro que se entregue a trama. É uma experiência única e imperdível. Hye Na tem um relógio que pode voltar no tempo, mas isso traz grandes consequências. Toda vez que ela tenta corrigir algo, alterando o tempo, ela envelhece rapidamente. Você mal pode esperar pelo final desta trama. É sensacional e muito emocionante.

Apontamentos: melhores do ano / lições para a vida toda / melodrama / é mais realista do que parece no começo / pode causar choques emocionais
Elenco principal: Han Ji Min, Kim Hye Ja e Nam Joo Hyuk
Disponível em: Kingdom Fansubs  e Subarashiis

Item (MBC) – Crimes, promotores, profilers, um ambiente muito conhecido já entre as dorameiras, mas aqui nos deparamos com eventos sobrenaturais também. Muitos mistérios por detrás de um objeto enigmático. Também temos um vilão bem excêntrico. A trama se torna um pouco confusa e algumas coisas ficam sem respostas até o fim. É um drama diferente e tem seus pontos bem interessantes.

Apontamentos: fenômenos sobrenaturais / mistério / investigação / é adaptado de um webtoon de mesmo título
Elenco principal: Joo Ji Hoon, Jin Se Yeon, Kim Kang Woo e Kim Yoo Ri
Disponível em: Kingdom Fansubs e Subarashiis

★ Haechi (SBS) ★ Um drama histórico bem completinho com todas aquelas cenas envolvendo política, corrupção e busca pela justiça. O desenvolvimento dos personagens é incrível. Alguns são memoráveis. Inclusive, existe uma policial e investigadora que é maravilhosamente boa lutando. O enredo pode ser um pouco vagaroso às vezes, mas quando você se apegar definitivamente ao contexto, vai perceber algumas horas voando. É um drama recomendado inclusive para aqueles que nunca assistiram um sageuk e querem entrar nesse mundo agora. 

Apontamentos: sageuk bem completo / a volta de Jung Il Woo depois de seu alistamento / romance raramente é o foco de dramas históricos / intrigante e político 
Elenco principal: Jung Il Woo, Kwon Yool, Go Ah Ra e Park Hoon
Disponível em: Viki e Unnie Fansubs

I Hate You, Juliet! (Okusu) – Este drama é basicamente um webdrama porque seus episódios tem duração de 18 minutos apenas. A nossa protagonista é tratada como uma princesa pela sua mãe. O protagonista é um artista muito famoso. Os dois passam por uma pequena confusão e acabam caindo juntos em uma piscina. Ao se debaterem, um choque elétrico acontece. Depois disso, o protagonista consegue ouvir alguns pensamentos da jovem. É bem leve, divertido, e um bom drama para quem quiser assistir enquanto espera pelo ônibus depois de um dia cansativo.

Apontamentos: webdrama / comédia romântica / bem levinho
Elenco principal: Lee Hong Ki e Jung Hye Sung
Disponível em: Viki e dramafansubs

★★★ The Fiery Priest (SBS) ★★★ Não vou economizar as estrelas em The Fiery Priest porque foi um drama extremamente divertido. Talvez tenha sido o melhor drama do ano no quesito distração e entretenimento. Há vários personagens cômicos e já começamos sendo bombardeados com um padre sem freios na língua e muito bom de luta. Ele está em busca da verdade sobre a morte de um padre que foi seu mentor. Existe também uma promotora ambiciosa que influencia muito no desenvolvimento da história. 

Apontamentos: muita ação, comédia e investigação / um padre louco e um grupo bem inusitado / alguns assuntos são tratados de forma séria perfeitamente bem / muitas pessoas shiparam os protagonistas (padre e promotora), mesmo sabendo das proibições do sacerdócio / tem bromance também (entre o padre e um dos detetives doidos de polícia) / melhores do ano
Elenco principal: Kim Nam Gil, Kim Sung Kyun e Lee Ha Nui
Disponível em:  Kocowa e Kingdom Fansubs

Love in Sadness (MBC) – Um drama polêmico que trata de forma explícita sobre a violência doméstica. Um marido que parecia perfeito para o mundo, era alguém monstruoso e desprezível com sua esposa. Depois de tanto sofrimento, ela resolve morrer. Não, ela não comete suicídio. Nossa protagonista resolve nascer de novo, trocando de rosto e de nome. Para isso, ela se encontra com um cirurgião plástico.  Adivinhem? Os dois acabam se apaixonando. Enfim, é muito sufocante as cenas de agressão. É muito difícil de assistir isso. Ainda, depois que ela muda de rosto os sofrimentos continuam. O pior de tudo é pensar que o cirurgião bonzinho fez ela parecer sua ex que morreu em um acidente. É um pouco obsessivo também ou estranho, no mínimo.

Apontamentos: melodrama / violência contra a mulher / troca de rosto / muitos personagens instáveis e obsessivos 
Elenco principal: Ji Hyun Woo, Park Han Byul e Ryu Soo Young
Disponível em: Dramafansubs

Possessed (OCN) – É quase uma opinião unânime de que Possessed começou muito bem e desandou de um jeito inimaginável. Não se enganem com a mistura peculiar de comédia e fantasmas porque a história é, em quase sua totalidade, coberta de momentos densos. O roteiro é sobre um detetive que morre de medo dos fantasmas que passa a ver e uma mulher forte que sabe como controlar este “dom”. Para completar a história, um espírito maligno e assustador por trás de vários assassinatos.

Apontamentos: é verdade que um drama bom nem sempre precisa ter um final feliz, mas precisava de tudo isso Sr. Escritor? / sobrenatural / investigação / o final é uma tragédia / tem romance
Elenco principal: Song Sae Byuk e Go Joon Hee
Disponível em: NETFLIX e Subarashiis

Big Issue (SBS)  Reviravoltas entre uma editora e um ex fotojornalista que faz coisas bem diferentes para conseguir uma boa foto. Os protagonistas tinham se encontrado há anos em um incidente. Um médico havia injetado profonol em uma atriz e depois a estuprou. O fotógrafo registrou tudo com sua câmera. Mal ele sabia que sua carreira estaria se tornando um verdadeiro pesadelo depois disso. É um drama bem interessante sobre paparazzis, jornalismo, ganância, e outros temas envolvendo mídias sociais.

Apontamentos: protagonista forte e determinada / o quão perigoso e destruidor pode ser uma foto revelada
Elenco principal: Han Ye Seul e Joo Jin Mo
Disponível em: Kingdom Fansubs

He Is Psychometric (tvN) Depois de um incêndio que matou a família do nosso protagonista, ele desenvolveu uma espécie de psicometria. Por causa desse dom, Lee An consegue enxergar as memórias de alguém apenas com o toque. Quem sempre cuidou dele é um promotor competente e enigmático. Lee An o trata como irmão. Já a protagonista é uma jovem que deseja descobrir a verdade sobre o suposto crime que seu pai cometeu.  Muitos mistérios cobrem o plano de fundo do roteiro e tudo parece tomar um rumo talvez doloroso.

Apontamentos: tem um romance bem construído e meigo / a história é mais profunda do que parece ser / nem tudo é um mar de rosas / um pouco de suspense, comédia, investigação / e muita fantasia
Elenco principal: Park Jin Young, Shin Ye Eun, Kim Kwon e Kim Da Som
Disponível em: Viki, Subarashiis e Kingdom Fansubs

★ Doctor Prisoner (KBS2) ★ Para quem curte o gênero é simplesmente imperdível. Um médico muito devoto e comprometido que acabou em uma situação incrivelmente injusta por conta de uma ordem do diretor do Hospital. Ele deveria deixar seu paciente em cirurgia e acatar o pedido de um jovem mimado que tinha um milionário Grupo por trás. Infelizmente, a paciente que estava em cirurgia acabou morrendo e nosso médico foi levado pela policia por negligência médica. Em busca de vingança, ele entra para o quadro de médicos de uma penitenciária! Sim, quando vocês assistirem o drama perceberão que sua escolha fez muito sentido.

Apontamentos: a vingança é um prato que se come frio / o drama é cheio de jogos mentais e suspense  / é tudo meio cinzento / não tem romance e não tem comédia / para quem já assistiu muitos dramas nesse estilo pode ter algumas partes previsíveis sim, mas nada que comprometa a boa experiência com a trama
Elenco principal: Nam Goong Min, Nara e Kim Byung Chul
Disponível em: Viki, Kocowa e Kingdom Fansubs

Kill It (OCN)  Eu precisaria de um texto completo para conseguir falar sobre esse drama. Foi um começo bem intrigante que deixou praticamente todos surtados na época em que foi lançado. A bomba veio mesmo perto do fim. Nosso protagonista é um assassino que salva bichinhos nas horas vagas como veterinário. Isso trouxe uma carga de empatia para o personagem e deixou comprovado que a OCN ama fazer terror psicológico e deixar a gente com sentimentos conflituosos. Também temos a forte presença de uma detetive dedicada. Ambos possuem segredos e mistérios sobre seus passados. Existiu uma tensão incrível e interessante entre as duas visões diferentes de mundo. Para interpretar um assassino silencioso era necessário um ator que pudesse se expressar muito bem sem palavras. Nesse ponto, Ki-yong se encaixou perfeitamente.

Uma história sobre mágoas, abandono e derramamento de sangue só poderia terminar de um jeito. Infelizmente, a emissora não economizou na perversidade.

Apontamentos: OCN não teve piedade / ação e mistério / trama criminal sangrenta / se você estiver procurando romance, bateu na porta errada! eu sei que existe uma química maravilhosa entre os protagonistas, mas é só isso
Elenco principal: Nana e Jang Ki Yong
Disponível em: Viki, Kingdom Fansubs e Subarashiis 

★★ Confession (tvN) ★★ Chegou a hora de comentar o melhor drama sobre advocacia já produzido! Esse drama é diferente dos outros de mesmo gênero porque finalmente temos um fiel comprometimento com a realidade dos tribunais. Aqui, eles discutem sobre os princípios e temas mais polêmicos do direito com uma didática sensível e palpável a todos. Nosso protagonista teve que receber um transplante de coração quando criança e, na mesma época, seu pai foi condenado a pena de morte. Atualmente ele é um advogado que está em busca de respostas sobre a prisão de seu pai. Conforme os episódios passam percebemos que tem ainda muitas coisas a serem reveladas.

Apontamentos: a trama não tem contextos apelativos /  até hoje não existe um drama de direito tão fiel a realidade quanto Confession / quase todo episódio tem a resolução de algum caso que inteligentemente também desenrola o plano de fundo / uma equipe bem diferente e dinâmica dá desenvolvimento ao enredo
Elenco principal: Lee Jun Ho, Shin Hyun Bin e Yoo Jae Myung
Disponível em: Kingdom Fansubs 

Mother of Mine (KBS2) – De todos os novelões que apareceram no ano até agora, Mother of Mine talvez seja o mais recomendável. Eu acredito que existam dorameiras que gostem de embarcar nessas longas jornadas, por isso não vou deixar de pontuar sobre esses dramas aqui na retrospectiva também. Mother of Mine trata de assuntos como mulheres jovens que não pensam em se casar e nem ter filhos; nas relações entre mãe e filhas; nos sentimentos entre irmãs. Às vezes a realidade pode ser um pouco dolorosa. Será que estamos dando as devidas atenções as nossas queridas mães?

Apontamentos: novelão / praticamente todos os dramas que tem muitos episódios acabam se arrastando um pouco / melodrama / faz a gente pensar seriamente sobre a palavra família / preparem os lencinhos 
Elenco principal: Kim Hae Sook, Kim So Yeon, Hong Jong Hyun…
Disponível em: Kocowa (em inglês), Viki (em inglês) e dramafansubs

Eulachacha Waikiki (2ª temporada) ★ Talvez não tenha sido tão engraçada quanto a primeira, mas é uma temporada muito mais humana. Ela se concentrou em explorar a vida dos seis personagens de maneira incrível. Acabamos simpatizando com os jovens que corriam atrás de seus sonhos, mas tiveram que procurar meios alternativos apenas para sobreviver.

Apontamentos: boas risadas e algumas lágrimas também / são dois casais, então o romance é bem presente / muita confusão na guesthouse / um dos melhores dramas para entretenimento
Elenco: Kim Sun Ho, Lee Yi Kyung, Shin Hyun Soo, Moon Ga Young, Ahn So Hee e Kim Ye Won
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

★★ The Banker  (MBC) ★★ The Banker é mais um drama que provavelmente passou batido na sua lista. Um bancário justo e honesto de repente se torna o Auditor executivo da instituição. Agora ele vai realmente ficar de frente a toda corrupção. O ambiente é completamente diferente. A história é muito interessante e escrita de forma inteligente! O elenco é muito experiente e isso trouxe ainda mais credibilidade.

Apontamentos: lute com nosso herói pela justiça / combate a corrupção / é um drama de negócios, um dos melhores do gênero
Elenco principal: Kim Sang Joong, Chae Shi Ra, Yoo Dong Geun e Kim Tae Woo
Disponível em: Kocowa (português) e Viki (inglês)

My Fellow Citizens (KBS2) – Junto com “Legal High”, esse drama também é uma sátira social. Imaginem a cena: um trambiqueiro ou vigarista ou picareta é praticamente obrigado a concorrer às eleições para deputado. Irônico, não? Afinal, vigarista e político na mesma frase, a gente quase nunca viu. É nesse sarcasmo que o roteiro mergulha. Ao mesmo tempo, o drama é uma comédia romântica leve.

Apontamentos: sátira social / picareta que é picareta tem muitos inimigos / comédia, romance e muita politicagem 
Elenco principal: Choi Shi Won, Lee Yoo Young e Kim Min Jung
Disponível em: Kocowa, Viki e Kingdom Fansubs

Beautiful World (jTBC) Muitas dorameiras estavam aguardando esta obra porque Nam Da Reum finalmente estaria contracenando como protagonista. O que talvez não esperavam é a profundidade, seriedade e delicadeza dos temas que são abordados na trama. Tudo começa com um incidente que deixa um jovem em coma. Sua família que antes era aparentemente feliz e dedicada se torna um caos. Ele teria cometido suicídio? Algum acidente aconteceu? Poderia ter sido homicídio? A busca pela verdade é tortuosa e exaustante.

Apontamentos: melodrama / cenas fortes e emocionantes / bullying / investigação / temas sensíveis / é importante manter a fé e a esperança / para enxugar as lágrimas
Elenco principal:Park Hee Soon, Choo Ja Hyun, Oh Man Suk, Cho Yeo Jung e Nam Da Reum
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

★★ Special Labor Inspector Jo (MBC) ★★ Entre Legal High e My Fellow, Special Labor é a sátira mais estruturada e mais recomendável do ano até agora. Nosso protagonista finalmente passou no exame para se torna um funcionário público. Ele foi designado para o Ministério do Trabalho e Emprego. Sabe aquelas confusões que acontecem dentro das instituições públicas? Pessoas querendo que seus problemas sejam resolvidos a todo custo; outros impacientes pela demora; uns reclamam da má prestação de serviços a todo momento. É um caos. Agora assistir isso do ponto de vista do funcionário é muito interessante e uma comédia total. Também é muito diferente acompanhar as responsabilidades dos fiscais do trabalho de um modo bem descontraído e leve. Uma merecida estrela para este drama!

Apontamentos: irônico é que dentro do ministério do trabalho eles violam as leis trabalhistas / negócios / comédia / problemas sociais
Elenco principal: Kim Dong Wook, Park Se Young, Kim Kyung Nam e Ryu Deok Hwan
Disponível em: Viki e Kocowa

I Hate Going to Work (KBS2) – É um drama moderno sobre a vida no escritório. Ter que aguentar sermões; materiais que não funcionam; e ainda, no fim do dia, ter que levar mais trabalho para casa; tudo isso pode ser bem desgastante e frustrante. O drama passa uma mensagem bonita sobre como valorizar nosso trabalho.

Apontamentos: negócios / um drama sobre a vida comum / personagem viciado em trabalho
Elenco principal: Kim Dong Wan, Kim Kwan Soo,Han Soo Yeon e So Joo Yeon
Disponível em: Drama Cool (em inglês)

Her Private Life (tvN)  Park Min Young sempre tão impecável nas comédias românticas que contracena. Agora ela interpretou uma mulher com duas vidas bem distintas. No trabalho, uma curadora totalmente dedicada. Ela cuida da galeria de arte com sua vida. Nas horas vagas, secretamente nossa protagonista se torna uma fangirl enlouquecida e completamente apaixonada pelo idol Shi An do grupo fictício White Ocean. Acontece que um pintor muito famoso se tornou o novo Diretor da galeria e, talvez, ele esteja muito próximo de descobrir a vida dupla de nossa curadora. 

Apontamentos: comédia romântica / química perfeita entre os protagonistas / felizmente nossas personagens representaram os fandons sem qualquer desrespeito / roteiristas parem de por aquele clichê de “nos conhecemos quando crianças”, por favor!???
Elenco principal: Park Min Young e Kim Jae Wook
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

My First First Love (NETFLIX) – Tivemos duas temporadas já disponíveis na Netflix este ano. A história é um remake de “Because It’s The First Time” estrelado em 2015 e escrito pela mesma roteirista de “Romance is a Bonus Book”. Um grupo de amigos começa a dividir o mesmo teto. Além disso, eles compartilham suas experiências, dores, sonhos e medos. Tae Oh e Song Yi são amigos de infância, mas a presença de um “crush” pode reverter e confundir o sentimento de amizade.

Apontamentos: triângulo amoroso / comédia romântica / ambiente realístico / tem dublado na NETFLIX / a transformação lenta de uma amizade que se torna um romance / disseram que o drama é previsível, mas por que não seria? é uma comédia romântica simples, nunca foi a proposta ter um monte de reviravoltas
Elenco principal: Ji Soo, Jung Chae Yeon e Jung Jin Young
Disponível em: NETFLIX e dramafansubs

Mung Bean Flower (Nokdu Flower) (SBS) Se você é fã de dramas históricos e deixou passar Nokdu Flower, saiba que está perdendo uma grande obra. Dois irmãos que pareciam ter caminhos completamente diferentes acabaram se confundindo e se entrelaçando. Yi Kang sempre foi selvagem e bruto com todos. Yi Hyun sempre estudou muito para se tornar um funcionário público. A Revolução Camponesa de Donghak destruiu qualquer desejo por um vida tranquila e pacífica. Agora ambos não paravam de se encontrar no campo de batalha. Uma história de muita luta, coragem, valentia e companheirismo.

Apontamentos: sageuk / a Senhora Song é muito inteligente e forte / liderança feminina impecável / o drama mostra com clareza as ruínas de uma rebelião / como uma guerra pode acabar com a sanidade de alguém / às vezes você ri, às vezes você chora, às vezes você se contorce torcendo pelos personagens / Yi Kang é o melhor personagem – uma rocha por fora e uma manteiga por dentro / tem romance / melhores do ano
Elenco principal: Jo Jung Suk, Yoon Shi Yoon, Han Ye Ri e Choi Moo Sung
Disponível em: Unnie fansubs e dramafansubs

Home for Summer (KBS1) – É mais um novelão sobre filhos, divórcio e disputa entre famílias. Eles incluíram um melodrama bem arrastado perto do fim. Já estava com muitas cenas de preenchimento, ainda por cima o drama ganhou mais alguns episódios. A trama conta a história de um cirurgião plástico que finalmente deslanchou em sua carreira. Ele conhece a filha do Diretor de uma grande instituição de médicos que não para de persegui-lo, mesmo sabendo que nosso protagonista é casado.

Apontamentos: novelão / romance / drama familiar 
Elenco principal: Lee Young Eun, Yoon Sun Woo, Kim Sa Kwon e Lee Chae Young
Disponível em: KBS World TV (em inglês)

Different Dreams (MBC) Dramas sobre a ocupação japonesa na Coreia são preciosos. Eles retratam muita luta, dedicação, devoção e coragem do povo sul-coreano que sofreu, mas felizmente se libertou. Também demonstram uma paixão ardente pela independência do país. É fantástico. Different Dreams não foi diferente. Tem perseguição, estratégia, rebeliões, tragédias e companheirismo. É um drama bem completo para os amantes do gênero. Ah, e ninguém sabe o quanto eu amo esse elenco.

Apontamentos: ocupação do Japão na Coreia / tem romance, mas nunca é o foco nesse gênero, existem sacríficos maiores a serem enfrentados / visão bem realista com personagens retraídos e introvertidos / espionagem / não teve muito investimento com recursos cinematográficos, ainda assim vale a pena
Elenco principal: Lee Yo Won, Yoo Ji Tae e Im Joo Hwan
Disponível em: Kocowa e Kingdom Fansubs

Abyss (tvN) – Com um história sem pé nem cabeça, Abyss conquistou alguns e decepcionou outros. A premissa é muito interessante e atraente. Vamos por partes. Primeiro, nosso protagonista (Cha Min) morreu acidentalmente depois de ser largado pela noiva, mas uma esfera intitulada “Abyss” o trouxe de volta a vida. Segundo, depois disso ele descobre que sua melhor amiga (que era promotora) havia falecido recentemente também e tragicamente. Então, Cha Min utiliza o mesmo abyss para ressuscitá-la. Acontece que ambos voltam a vida com corpos diferentes, como se suas almas tivessem ganho forma. No meio disso tudo, um assassino é investigado.

Apontamentos: reviravoltas malucas / o romance é muito fofo e imperdível / investigação / fantasia e mistério / tem umas cenas bem cômicas  / se for assistir, se entregue a trama fantasiosa e não faça muitas perguntas / acredito que não tenha conseguido passar uma boa mensagem sobre a aparência de nossas almas
Elenco principal: Park Bo Young e Ahn Hyo Seop
Disponível em: NETFLIX, Fightingsub e Kingdom Fansubs

The Secret Life of My Secretary (SBS) A história é sobre a vida de um homem rico, bonito e competente que inferniza a vida das secretárias e nunca passa muito tempo com a mesma. Acontece que nosso protagonista se envolve em um acidente e se torna incapaz de reconhecer rostos por causa da prosopagnosia, exceto o de sua última secretária. Sim, ele só conseguia reconhecer o rosto de sua última secretária com seu casaquinho vermelho. Entretanto, quem roubou todas as cenas foi nossa icônica Veronica Park! Ela ia ter um encontro com nosso protagonista, mas acabou dando o pé porque gamou em outra pessoa. É uma figura completamente doida que deixou a história bem divertida!

Apontamentos: comédia romântica / amor entre a secretária pobre e o chefe rico / história cheia de clichês / mas quem não ama um clichê de vez enquanto? ♥  / é divertido e fofo / muito romance / alguns buracos no roteiro, mas deixem de lado isso (vamos relevar um pouco e ser feliz)
Elenco principal: Kim Young Kwang, Jin Ki Joo, Kim Jae Kyung e Koo Ja Sung
Disponível em: Kocowa, Fightingsub e Kingdom Fansubs

Save Me (2ª temporada) (OCN)  O drama pode ter tido um início meio lento, mas os roteiristas sabiam bem o que estavam fazendo. A segunda temporada de Save Me é tão obscura quanto a primeira. Quando dizem que não há relação entre as duas, salvo pelos cultos, eu discordo. Ambas temporadas retrataram o terror psicológico dos piores tipos de ser humano. Elas retrataram com maestria a realidade e cegueira de algumas crenças.  Save Me mostra a vulnerabilidade de uma vila muito humilde e pobre que via em um pastor suas últimas esperanças. Não apenas pobre em sentido material, mas também pobre de informação, pobre de auxílio.  É triste pensar que coisas assim são plausíveis de acontecer na verdade. Eu sempre digo que Save Me é um drama para poucos.

Apontamentos: cultos religiosos / não é um drama recomendável para aqueles que não estão dispostos a enxergar algumas verdades sobre fanatismo religioso / terror psicológico / mistério 
Elenco principal: Chun Ho Jin, Kim Young Min, Uhm Tae Goo e Lee Som
Disponível em: Kingdom Fansubs

Voice (3ª temporada) (OCN) A terceira temporada de Voice estava sendo muito aguardada, principalmente pelo final da segunda temporada. Não houveram decepções. A história conseguiu encerrar os arcos de forma satisfatória. É uma temporada bem mais sombria e intensa do que as outras. Para quem não conhece o drama, eles retratam de forma brilhante sobre o “golden time” – intervalo de tempo de 3 minutos, 5 minutos e 10 minutos após uma ocorrência, no qual você pode salvar a vítima antes que ela seja morta.

Apontamentos: investigação / suspense / psicológico / trabalho em equipe 
Elenco principal: Lee Ha Na e Lee Jin Wook
Disponível em: Kingdom Fansubs

My Absolute Boyfriend (SBS) – Nossa protagonista é uma maquiadora de efeitos especiais que estava namorando um ator famoso há 7 anos. Os dois nunca havia revelado o relacionamento e, depois de um incidente constrangedor, tudo chegou ao fim. Mas um pacote inesperado estava a esperando – era o Robô Zero Nine. My Absolute Boyfriend, no geral, é um drama fofo, simples, sem embaraços e leve que mostra como um robô pode ser gentil, fiel e mais humano que muito ser humano.

Apontamentos: comédia romântica / história doida e caricata / não dá para ficar procurando sentido nas ações de alguns personagens, nem em algumas passagens do roteiro / pastelão / romance muito fofo / derramem algumas lágrimas / mais uma adaptação do mangá de Zettai Kareshi  / se estiverem querendo assistir uma trama mais bem elaborada e profunda, não é por aqui!!! 
Elenco principal: Yeo Jin Goo, Bang Min Ah e Hong Jong Hyun
Disponível em: Fightingsub e Kingdom Fansubs

Shady Mom-in-Law (SBS) – Mais um drama familiar sobre uma mãe se opondo a paixão de sua filha e querendo que ela case com outra pessoa. Este tem um pouco mais de mistério e você consegue se sentir intrigado pela trama no começo. Logo nos primeiros episódios aparece  sua relação com um crime que foi cometido. De qualquer forma, são 123 episódios e, como na maioria desses casos, a história se torna cansativa.

Apontamentos: com direito a suco na cara do protagonista / a principal trabalha com designer de moda / drama familiar / novelão / muitos clichês / sogra má que faz de tudo para conseguir o que quer
Elenco principal: Kim Hye Sun e Shin Da Eun
Disponível em: Drama Cool (em inglês)

One Spring Night (MBC) Mesma roteirista, mesmo diretor e mesmo ator protagonista de “Something in the Rain“. Por causa disso, as comparações se tornaram inevitáveis. Acontece que, apesar da fórmula ser parecida, os dramas são diferentes. A trama de One Spring Night incluiu pontos que conseguiram cativar quase que a totalidade do público.

A protagonista é bibliotecária e tem um namorado de longa data. Ela vive sendo pressionada quando o assunto é casamento. Já o nosso protagonista é um farmacêutico e pai solteiro. Os dois passam a compartilhar momentos e um romance lento e profundo toma conta da trama. É uma longa caminhada contra esteriótipos da sociedade e de suas famílias.

Apontamentos: melodrama / romance bem lento, mas profundo / jovens enfrentando conceitos antigos /  diálogos para boas reflexões / poético / criança que roubava as cenas / personagens principais cativantes / discute as restrições impostas pela sociedade às mulheres
Elenco principal: Jung Hae In, Han Ji Min e Kim Joon Han
Disponível em: NETFLIX e Subarashiis

Angel’s Last Mission: Love (KBS2) Um anjo recebeu sua última missão: ele teria que fazer com que uma bailarina completamente arrogante aprendesse a amar novamente. Na primeira parte da história, uma mescla interessante sobre a herança de nossa protagonista e seus problemas com a família. Na segunda parte, mais espaço para um romance impossível, amargurado, inconcebível, inaceitável, doloroso, entre uma humana e um anjo. Um romance que transcendeu os limites do extraordinário e que fez com que muitas pessoas esperassem por pelo menos um perdão divino aos tão apaixonados amantes.

Apontamentos: fantasia / sobrenatural / cenas incríveis e poéticas envolvendo o balé / questões sobre a religião como um todo / sobre o porquê das coisas que acontecem / sobre perdão / romance / um pouco de comédia / bem choroso principalmente perto do fim
Elenco principal: Shin Hye Sun, L, Kim Bo Mi e Lee Dong Gun
Disponível em: Kocowa, Fightingsub e Kingdom Fansubs

The Wind Blows (jTBC) Nossos protagonistas se divorciaram após discutirem sobre ter ou não filhos. Soo Lee queria muito uma criança e Do Hoon negava firmemente. Ainda que sua esposa mal pudesse imaginar, ele estava começando já a sentir os sintomas da Doença de Alzheimer. Depois de alguns anos, o sopro do vento reúne os dois novamente. É um drama muito emocionante com um elenco de primeira.

Apontamentos: melodrama / muitas lágrimas / o amor pode superar tudo? / lindas lições de vida / história muito realista e comovente / maturidade e profundidade / discussão sobre filhos e trabalho
Elenco principal: Kam Woo Sung, Kim Ha Neul e Kim Sung Chul
Disponível em: Viki e dramafansubs

The Sun’s Seasons (A Place in the Sun) (KBS2) – Uma busca por vingança completa! Existem personagens dissimulados, enciumados e outros lutando pela continuidade de suas empresas. Nosso protagonista, Yoo Wol, lutou muito e conseguiu sua certificação em contabilidade. Ele vive dias lindos ao lado de sua namorada. Acontece que Yoo Wol teve acesso a documentos importantes que provavam fraude na contabilidade de um grande conglomerado. Por tentar ir ainda mais afundo, o Diretor Geral da empresa resolve enviar seus capangar para matá-lo silenciosamente. Pensando que seu namorado havia morrido neste acidente, nossa protagonista vai atrás de vingança, reunindo tudo que for possível para desmascarar o incidente.

Apontamentos: novelão / melodrama / luta por vingança / várias identidades / um drama sobre negócios e fraudes / a verdade teria um lugar sob o sol? 
Elenco principal: Oh Chang Seok, Yoon So Yi, Choi Sung Jae e Ha Shi Eun
Disponível em: KBS World TV (em inglês) e Drama Cool (em inglês)

Investigation Couple (Partners for Justice) (2ª temporada) (MBC) O drama ficou marcado por retratar tão bem a medicina forense e sem censura. A segunda temporada foi tão aguardada pelos fãs da primeira. A continuação da trama foi bem recebida e não decepcionou. Nossa dupla de companheiros é formada por um perito médico forense muito competente e frio, e uma promotora inexperiente que mal esperava para encarar a realidade.

Apontamentos: mistério e investigação / medicina forense / romance não é o foco
Elenco principal: Jung Jae Young, Jung Yoo Mi, Oh Man Suk, Noh Min Woo e Kang Seung Hyun
Disponível em: Kingdom Fansubs

Perfume (KBS2) – Este foi um drama polêmico que surgiu no meio das constantes discussões sobre auto estima e padrões físicos da sociedade. Ele conta a história de uma mulher acima do peso que estava sofrendo muito e até tentou cometer suicídio, mas recebeu um perfume milagroso que mudou completamente sua aparência.

A história tem sim algumas passagens questionáveis e algumas coisas sem respostas. Quero dizer, algumas “mensagens” que eram pra ser motivacionais acabaram parecendo superficiais aos olhos de quem sofre realmente com isso. De qualquer forma, a intenção da mensagem que a roteirista quis passar é diferente dos julgamentos iniciais. Acho que a principal questão é do quão difícil é nos aceitarmos e nos amarmos como somos. É um processo que leva tempo e deve ser sentido por nós mesmos. Achei esse ponto super válido e interessante no roteiro. 

Apontamentos: comédia romântica / o personagem principal é caricato e cheio de manias / é um tema delicado para ser debatido com tanta facilidade / eles tentaram fazer uma abordagem simples e cômica  
Elenco principal: Shin Sung Rok, Go Won Hee e Ha Jae Sook
Disponível em: Kocowa, Fightingsub e Kingdom Fansubs

Search: WWW (tvN) Uma disputa intensa entre as duas maiores empresas de mecanismos de busca com direito a escândalos, confrontos e ideias brilhantes. Três mulheres do Século XXI vão mostrar o que são capazes de fazer para defenderem seus ideais. Elas sacrificaram suas vidas pessoais em troca do sucesso profissional. É um drama inteligente, criativo, atraente e muito completo.

Apontamentos: melhores do ano / muitas reviravoltas / empoderamento feminino / personagens carismáticos / romance adulto / como a internet é usada para o bem e para o mal
Elenco principal: Im Soo Jung, Jang Ki Yong, Lee Da Hee, Jeon Hye Jin e Lee Jae Wook
Disponível em: Viki, Subarashiis e Kingdom Fansubs 

Joseon Survival (CSTV) – O drama estava indo bem. É sobre um ex-arqueiro profissional que viaja no tempo e conhece um dos mais famosos ladrões de Joseon. Alguns que navegam pelo blog sabem que meu gênero favorito é viagem no tempo, então eu realmente estava empolgada com esse enredo. Acontece que a história é apenas um roteiro comum de sageuk só que bem confuso e, ainda, tiveram que mudar o ator protagonista na metade. Kang Ji Hwan foi preso acusado de estupro. Muitos buracos na trama apareceram e algumas coisas sem respostas, apesar dos esforços de todo o elenco e produção.

Apontamentos: drama histórico (sageuk) / romance / fantasia / sobre a figura histórica Kkeok Jeong
Elenco principal: Kang Ji Hwan, Seo Ji Suk, Kyung Soo Jin, Song Won Seok e Park Se Wan
Disponível em: Drama Cool (em inglês) e dramafansubs

Chief of Staff (Aide) (jTBC) Chefe de Gabinete (na Netflix) é um drama político de alta qualidade. As duas temporadas já estão disponíveis, então você pode apreciar a conclusão da trama sem ter que esperar alguns meses como quem assistiu enquanto isso estava sendo lançado. Ele retrata as disputas dentro do poder legislativo e a busca pela acensão política. É eminentemente cheio de diálogos e com algumas reviravoltas lentas. Para quem tem interesse no assunto, é imperdível. Afinal, aqueles que tem poder para mover o mundo estão sendo representados aqui.

Apontamentos: político / assembleia nacional / traição / assassinato / nada é melhor que estar no topo 
Elenco principal: Lee Jung Jae, Shin Min Ah, Elliya Lee e Kim Gab Soo
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs

★  Designated Survivor: 60 Days (tvN) Este é um remake precioso da série americana “Designated Survivor”. Tanto elenco, quanto roteirista e diretor souberam encaixar a trama no ritmo certo e nas melhores proporções! A adaptação ficou incrível. Mesmo quem não é muito fã de dramas políticos conseguiu acompanhar e se manter entretido. No meio do discurso presidencial, houve um ataque. O edifício do congresso caiu em ruínas. Uma nação perdeu o presidente, mas ganhou um sobrevivente. O Ministro Park Mu Jin terá que avaliar a situação e fazer suas escolhas com cuidado.

Apontamentos: político / congresso nacional / história sólida e consistente / cheio de suspense / melhores do ano / remake
Elenco principal: Ji Jin Hee, Son Seok Koo, Kang Han Na e Heo Joon Ho
Disponível em: NETFLIX e subarashiis

Love Affairs in the Afternoon (Channel A) – Ji Eun é casada com um assistente social apaixonado pelo que faz. No entanto, ele deixou de atender às expectativas de sua esposa que sempre se esforça muito para fazer as tarefas em casa e ainda trabalha em meio período. É como se ela passasse seus dias sendo ignorada afetivamente. Um dia, depois de uma pequena confusão, ela conhece um gentil professor que também é casado, mas que com pequenos gestos carinhosos conquista o pobre coração de Ji Eun.

Apontamentos: romance / remake de um drama japonês / adulto / melodrama / eles vão tentar reprimir os sentimentos o máximo que puderem / vai pegar fogo o cabaré / até onde o coração vai 
Elenco principal: Lee Sang Yeob, Park Ha Sun, Jo Dong Hyuk e Ye Ji Won
Disponível em: Subarashiis

WATCHER (OCN)  Mais um drama de suspense, investigação e detetives ambiciosos? Sim! Mas em Watcher acompanhamos também porções de realidade sem qualquer suporte fantasioso como existem nos demais dramas do gênero. É esse o grande diferencial. Há um grupo formado por um detetive, um policial e uma advogada. Juntos eles vão investigar casos internos da polícia e descobrir que há muitas coisas por trás de tudo. Todos os membros da equipe têm seus traumas e disputas internas. Acabamos os conhecendo aos poucos.

Apontamentos: investigação / suspense / psicológico / mesmo diretor de Stranger / é um drama complicadinho e vocês precisam prestar muita atenção, mas vale muito a pena / ritmo desacelerado 
Elenco principal: Han Seok Kyu, Seo Kang Joon e Kim Hyun Joo
Disponível em: Kingdom Fansubs

Level Up (Dramax) – Romcom de escritório muito simples sem qualquer cena diferente do habitual. Nossa protagonista é a diretora de uma empresa (joybuster) que estava prestes a ser vendida porque estava beirando à falência. No entanto, nosso protagonista é o durão CEO de uma empresa de reestruturação que vai fazer de tudo para tentar tentar reerguer a joybuster do buraco.

Apontamentos: romcom (comédia romântica) / o romance não foi muito forte e cheio de química, infelizmente / é aqueles clichês dos protagonistas que estão sempre discutindo, mas acabam se apaixonando / muito muito muito simples / não explora muito os assuntos da empresa de jogos
Elenco principal: Sung Hoon e Han Bo Reum
Disponível em: Subarashiis 

Hotel Del Luna (tvN) Eu sempre digo que quando alguém deposita muita expectativa em algo, as chances de um tombo acontecer são grandes. Surpreendentemente, Hotel Del Luna, que foi um dos dramas mais esperados do ano, conseguiu lidar muito bem com tanto aguardo e não decepcionou. A história foi consistente, o figurino estava impecável, a trilha sonora foi maravilhosa, o elenco estava incrível. Tudo foi muito bem executado!

Man Wol cometeu um pecado durante sua vida e acabou sendo punida. Ela ficou responsável pela administração de um lugar que ela transformou em um Hotel luxuoso. Isso não seria um castigo se eu não dissesse que os visitantes do lugar são nada mais nada menos que fantasmas. Por causa de um acordo no passado e de um feitiço, o humano Chan Sung passou a enxergar estes espíritos vagando por aí e não encontrou outra saída a não ser trabalhar para Man Wol neste hotel.

Apontamentos: história das irmãs Hong / sobrenatural / fantasmas / romance / um passado enigmático / a personagem principal é totalmente caricata – tão áspera quanto comovente e misteriosa / um pouco de comédia / muitas lágrimas
Elenco principal: IU e Yeo Jin Goo
Disponível em: Kingdom Fansubs, Fightingsub e Viki

Everybody says Kungdari (MBC) – Uma mulher coreana que vivia nos Estados Unidos foi acusada injustamente e acabou sendo deportada. Agora ela vive em uma cidadezinha rural no interior da Coreia do Sul.

Apontamentos: novelão / drama familiar /  segredo sobre o nascimento / um prejudicando o outro por ciúmes / ambiente rural
Elenco principal: Park Shi Eun e Kim Ho Jin
Disponível em: Drama Cool (em inglês)

Class of Lies (OCN)  Um advogado recebe um caso de assassinato em mãos, mas lutando pela causa ele acaba perdendo toda sua carreira injustamente. Depois de mudar de identidade, nosso protagonista se torna professor na escola em que a jovem que morreu estudava. É um drama de suspense, investigação e mistério que envolve um ex-advogado, um assassinato, e um grupo de estudantes.

Apontamentos: investigação / mistério / suspense / ambiente da escola sendo retratado fora dos romances / bullying / temas pesados e densos
Elenco principal: Yoon Gyun Sang, Geum Sae Rok e Jun
Disponível em: Kingdom Fansubs

Doctor Detective (SBS) Nossa protagonista é uma médica encarregada de cuidar dos funcionários e da fiscalização de segurança das empresas. Acidentes industriais acontecem principalmente por negligência das empresas, já que a maioria prefere reduzir custos do que investir em bons e seguros equipamentos. Uma equipe deve ser responsável por apurar, investigar e evitar que estas tragédias aconteçam. Na verdade, é uma luta contra as pessoas com poder de grandes empresas que não dão a mínima para seus trabalhadores e quando acontece algum acidente, eles só pensam em esconder a verdade. Misturando o pessoal com o profissional, a médica protagonista vai tentar cavar tudo por trás de uma morte trágica.

Apontamentos: drama médico de investigação / suspense / o presidente de um grande grupo vai fazer de tudo para jogar a verdade pelo acidente debaixo dos panos / más condições de trabalho / ritmo da trama é inconsistente – às vezes muito rápido e às vezes muito lento
Elenco principal: Park Jin Hee, Bong Tae Kyu e Lee Ki Woo
Disponível em: Kocowa e Subarashiis

Rookie Historian Goo Hae Ryung (MBC) Um drama histórico com uma comédia romântica simples se tornou algo a mais conforme os episódios foram passando. A história fala sobre cristianismo, vacinação e emancipação das mulheres. É um drama muito fácil de assistir porque tem um pouco de tudo (comédia, cenas emocionantes, romance, triunfos). Acontece no início do Século XIX em Joseon. Nosso protagonista é um príncipe que ama ler e escrever, mas acaba passando por algumas confusões por causa disso. Ainda, nos primeiros episódios nos é apresentado a premissa da Dinastia de Zhou de manter historiadoras mulheres registrando os acontecimentos do palácio porque, desse modo, até mesmo os aposentos femininos poderiam passar por registros. Então é feito um exame civil para o qual nossa protagonista, Hae Ryung, se candidata.

Apontamentos: drama histórico (sageuk) / comédia romântica / aborda assuntos delicados com simplicidade / mulher forte e complexa / problemas sociais / amadurecimento do Príncipe até o final
Elenco principal: Shin Se Kyung, Cha Eun Woo e Lee Ji Hoon
Disponível em: Netflix e Subarashiis

Justice (KBS2) – Nosso protagonista é um advogado que enfrentou a morte trágica de seu irmão. Em busca de vingança, sua alma praticamente acabou sendo corrompida e agora ele lida com as mais possíveis atrocidades. Ele é praticamente um monstro que faz com que milionários consigam sair praticamente impunes depois de cometerem crimes violentos. Ao mesmo tempo, acompanhamos uma promotora que não tem medo de enfrentar a famosa frase “você sabe quem é meu pai?”!!

Apontamentos: qual é o preço que se paga pela justiça? / suspense / direito / investigação / ritmo bem lento/ emoções e desavenças / é irônico porque nos primeiros episódios praticamente só assistimos a injustiças / há mais coisas por trás da morte de seu irmão
Elenco principal: Choi Jin Hyuk, Son Hyun Joo, Nana e Park Sung Hoon
Disponível em: Kocowa e Kingdom Fansubs 

Doctor John (SBS) E cadê os dramas médicos do ano?! Doctor John chegou para curar a ressaca dos fãs do gênero! Ainda, é totalmente imperdível e muito completo. Tem cenas emocionantes, tem mistério, traumas e sequelas, cenas desesperadoras, e um romance muito equilibrado. As primeiras cenas do dorama são em uma penitenciária onde nossa residente protagonista conhece o detento 6238 enquanto tenta lidar com um paciente com infecção respiratória. Ele a ajuda em dois tratamentos. Mais tarde, nossos protagonistas se encontram no Hospital. O Detento 6238 era na verdade um grande médico conhecido pelo apelido “Dr. 10 segundos”. Ele conclui o tratamento de seus pacientes em apenas 10 segundos. O drama retrata a vida de anestesiologistas que lidam diariamente com as mais diversas situações.

Vida cheia de dores, morte pacífica, vida pacífica, morte cheia de dores. É nessas dicotomias que a trama se entrelaça.

Apontamentos: melhores do ano / um dos melhores dramas médicos / prolongar a vida de alguém necessariamente o deixará mais feliz? / ritmo constante até o fim / reflexões interessante sobre temas fortes como a eutanásia / tratamento para alívio das dores
Elenco principal: Ji Sung, Lee Se Young e Lee Kyu Hyung
Disponível em: Kocowa e Unnie Fansubs

Golden Garden (MBC) – Uma jovem rica vive como uma conhecida artista sul-coreana, mas que aparentemente não deveria estar vivendo esta vida. Uma menina pobre que sempre lutou para o próprio sustento, na verdade foi abandonada. Depois de um tempo, elas se encontram, mas na verdade, é um reencontro. Tudo nos é revelada aos poucos. Não existem muitas ideias novas, mas a trama se desenvolve em pequenas reviravoltas. Mesmo tendo menos episódios que um novelão, o clima é muito parecido (um novelão tem entre 100 episódios e este drama tem 60).

Apontamentos: Makjang (podemos traduzir como aqueles melodramas bem exagerados) / tem romance, mistério, suspense, comédia / é preciso de paciência até chegar nos desembaraços da trama / ambientação retrô 
Elenco principal: Lee Sang Woo, Han Ji Hye e Oh Ji Eun
Disponível em: Kocowa e dramafansubs

Moment at Eighteen (jTBC) Toda turma tem aquele aluno novo misterioso, aquele que só se importa com as notas, outra que é a mais popular, o que só faz brincadeiras, aquele que é o valentão, aquelas amigas que são doidas, aquele professor cômico, e aqueles que se apaixonam pela mesma pessoa. Parece que estou descrevendo os personagens com simples frases. Na verdade, esse drama já é resumido pelo título! Ele conta a trama de  jovens em seus 18 anos. O ambiente escolar ficou muito bem enquadrado nas imagens. Pequenos gestos normalmente carregavam grandes significados. Em algumas passagens dá para se sentir realmente nostálgico.

Apontamentos: Bullying / pressão da família / sobre amizade / uma pequena porção da adolescência com seus altos e baixos / o ritmo da trama é muito calmo / romance fofo e jovem / dá vontade de dar um sacode em alguns alunos aí / nosso protagonista é um querido injustiçado
Elenco principal: Ong Seong Woo, Kim Hyang Gi, Shin Seung Ho e Kang Ki Young
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

When The Devil Calls Your Name (tvN) Você já olhou para trás e pensou: “que porcaria de vida?”. Nosso protagonista constantemente se sentia assim. Depois de tanto sofrer e finalmente sentir a vida pós-morte, uma proposta foi feita – ele poderia ter tudo que queria em 10 anos, mas em troca desistiria de sua alma. O contrato foi feito, mas o tempo passou muito rápido. Agora ele deveria deixar tudo e cumprir o pactuado. O verdadeiro significado de desespero e culpa são retratados nesse drama. É muito poético.

Apontamentos: musicais / ritmo desacelerado / OST maravilhosa / se enrola um pouco, mas finaliza bem / não é aterrorizante / tão poético quanto Fausto de Goethe / cômico muitas vezes
Elenco principal: Jung Kyung Ho, Park Sung Woong, Lee Seol e Lee El
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

★★ Welcome 2 Life (MBC) ★★ Este é um daqueles dramas viciantes. Tem cenas de ação, tem romance, reviravoltas e momentos emocionantes. Depois de sofrer um trágico incidente de carro (que estava longe de ter sido acidental), nosso advogado protagonista acorda em outra dimensão. Agora, ele é um promotor e está casado com a policial que chegou a namorar na outra vida. Realidade paralela ou duas dimensões? Mudança no estilo de vida? Um prato cheio de entretenimento com personagens incríveis.

Apontamentos: não temos uma segunda chance para resolver as coisas, então é muito interessante acompanhar as peripécias de alguém que parece que teve / universo alternativo / drama intenso e emocionante / muito criativo um advogado experimentar o outro lado da moeda como promotor 
Elenco principal: Rain, Im Ji Yeon e Kwak Shi Yang
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

I Wanna Hear Your Song (KBS2) – Nossa protagonista sofreu um trauma e por causa disso tem dificuldades para dormir e nenhuma lembrança de 3 meses do seu último verão. Com a música ruim e as tentativas incansáveis de Yoon, aos poucos o que ela queria esquecer é desenterrado. É um bom drama para passar o tempo e tem uma história bem diferente e única. Mas não espere por uma trama cheia de reviravoltas, nem nada do tipo.

Apontamentos: se for assistir, se livre de qualquer expectativa / ambiente musical / assassinato misterioso / memórias dolorosas / suspense / romance 
Elenco principal: Kim Se Jung, Yeon Woo Jin, Park Ji Yeon e Song Jae Rim
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

Seventeen-Year-Old’s Condition (Everything and Nothing) (SBS) – É apenas o segundo “minidrama” da retrospectiva. Este é mais caloroso e profundo do que o primeiro que eu comentei lá em cima. Você se sente um pouco deprimente com tudo que a história está contando (separação, traição, crianças tendo que lidar com estes problemas, decepção, perdão), mas no final a sensação é de esperança. Vale a pena conferir!

Apontamentos: apenas 4 episódios (de 30 minutos) / amo muito estes atores mirins (os dois estavam  em 30 but 17) / adolescência / problemas familiares / relação entre pais e filhos / melodrama 
Elenco principal: Park Shi Eun e Yoon Chan Young
Disponível em: Viki e Kocowa 

Be Melodramatic (jTBC) Joia preciosa em forma de drama. Este drama conta a história de 3 amigas na faixa dos 30 anos. Conta seus esforços, suas lutas diárias por sobrevivência, seus traumas, amores e desamores, pequenas conquistas, alguns erros, grandes acertos. Logo nos primeiros episódios, somos bombardeados com cenas emocionantes, mas chocantes que, infelizmente, acontecem na nossa realidade. Conseguimos imaginar com clareza as dores de cada uma. Eun Jung perdeu seu namorado por uma doença incurável. Han Joo caiu na ilusão de um amor eterno e acabou abandonada com seu filho para cuidar. Jin Joo além de terminar um longo relacionamento, passou sofrimentos e desgastes como assistente de uma roteirista maluca.

Não existem cenas chamativas ou apelativas. Sabem aqueles cliffhangers malucos que nos deixam de boca aberta? Também não tem nada disso aqui. Os episódios fluem e terminam como sopros de nossas vidas. Elas começam a ter novas oportunidades e passam por algumas escolhas importantes. Tudo é muito vivo e brilhante.

Apontamentos: fatia da vida / surpreendentemente envolvente / parece que somos amigos dos personagens depois de um tempo / melhores do ano / trama centrada e despretensiosa / se você está naquela fase quase-adulta, particularmente não deve perder este drama / muito romance 
Elenco principal: Chun Woo Hee, Jeon Yeo Bin, Han Ji Eun, Ahn Jae Hong e Gong Myung
Disponível em: Kingdom Fansubs

Graceful Family (Dramax) Eu queria parar de por estrelas para vocês não pensarem que estou sendo muito superficial nas recomendações, mas neste final de ano muitos dramas bons passaram despercebidos, então preciso dar um pouco de destaque nestas obras. A verdade é que eu curto vários gêneros e assisto de tudo um pouco. Eu sei que tem muita gente que ama aqueles romances que nascem no meio de intrigas de famílias milionárias. Graceful Family tem um enredo bem construído em cima desta trama e vale a pena ser visto.

Graceful Family chegou para mostrar um monte de hipocrisias dos grandes Grupos. Nossa protagonista é uma mulher poderosa, indiferente, descarada, determinada, a ovelha negra da família. Inusitadamente, ela forma uma dupla com um advogado muito simples. Talvez os dois descubram a verdade por trás do assassinato de sua mãe.

Apontamentos: pessoas ricas se pisando / intenso e misterioso / a personagem principal é destemida e forte / romance com química / final coerente / algumas lágrimas perto do fim / pessoas com poder sempre conseguem se esquivar? até que ponto? / é só aguardar para ver o circo pegando fogo 
Elenco principal: Im Soo Hyang, Lee Jang Woo e Bae Jong Ok
Disponível em: Viki 

Love Alarm (NETFLIX) – Honestamente, eu recomendo que vocês só assistam a esta obra quando sair a segunda temporada (parece que está previsto para agosto de 2020) porque senão vocês vão ver 8 episódios passando num piscar de olhos para chegar em um final sem conclusão alguma (afinal faltam 8 episódios ainda). A história conta que existe um aplicativo de celular capaz de descobrir quem está apaixonado por você a alguns metros de distância. Ele viralizou e as pessoas logo se tornaram dependentes disso. Como toda tecnologia tem seus pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo que o aplicativo une pessoas, ele distancia outras.

Apontamentos: romance jovem / triângulo amoroso / aplicativo de celular / mocinha com vida sofrida  / espere a segunda temporada ou seu coração vai ficar doendo até agosto / fotografia muito bonita 
Elenco principal: Kim So Hyun, Jung Ga Ram e Song Kang
Disponível em: NETFLIX 

The Great Show (tvN)  Imaginem um ex-deputado que acabou com uma fama ruim, tentou de tudo para se reeleger, mas nada terminou funcionando. Perdido, ele recebe a visita de uma jovem com duas crianças e um adolescente, dizendo que nosso protagonista é o verdadeiro pai deles. E não é que a situação, apesar de doida, era perfeita para que Dae Han conseguisse conquistar novamente o apoio do público e voltar a se tornar um político? Ele aceita cuidar dessas crianças em troca de seus apoios na futura campanha. É uma história divertida e sem grandes complexidades.

Apontamentos: comédia familiar / política / a história não tem reviravoltas imprevisíveis e impactantes, mas é leve e divertido / não esperem muito do romance / é um remake de um filme coreano / Seung Heon é perfeito para um oportunista de coração mole
Elenco principal: Song Seung Heon e Lee Sun Bin
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

Strangers from Hell (OCN)  Eu pensei que ia morrer de medo desse drama. Eu cheguei a pensar como ia traduzir de olhos fechados. Mas logo percebemos que não é bem por aí. O drama não é daqueles de terror com satanás que dá sustos. Pelo contrário, parece tão real que chega a ser difícil de engolir. Nada que acontece nesse drama não poderia (ou já não aconteceu) em algum lugar do mundo. É completamente bizarro.

Nosso protagonista saiu do interior para a capital em busca de seu sustento. Mas ele precisa economizar na hospedagem e acaba indo morar em uma pensão horripilante cheia de inquilinos estranhos. Ele sempre repete para si mesmo que aquilo é provisório até poder se mudar para um lugar melhor. No entanto, tudo sai do controle e, aos poucos, sua mente entra em um verdadeiro colapso naquele pedaço de inferno.

Apontamentos: clima denso, caótico e sinistro / do mesmo roteirista de Save Me / baseado em um webcomic / tudo é o que parece ser / Lee Dong Wook com uma atuação impecável e nunca vista antes / eventos misteriosos / detetive determinada
Elenco principal: Im Shi Wan e Lee Dong Wook
Disponível em: Dramas Revise e Kingdom Fansubs

Arthdal Chronicles (tvN) A história foi escrita pelos mesmos roteiristas de Six Flying Dragons. Com um dos maiores orçamentos dos últimos anos, eles se juntaram e decidiram escrever um épico memorável do início ao fim.  Arthdal Chronicles conta a história de uma civilização fictícia complexa com direito a heróis, fortes guerreiros, criança de profecia, tribos, disputas, guerras, e inimigos.

Apontamentos: totalmente imperdível para quem é fã de fantasias épicas / mitologia coreana / Dangun / política / 3 partes de 6 episódios / a série foi renovada para ter mais temporadas 
Elenco principal: Song Joong Ki, Kim Ji Won e Jang Dong Gun
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs 

Birthday Letter (KBS2) Apareceu mais um minidrama na retrospectiva e este é muito emocionante. Um vovô no presente recebe uma carta que o remete a 1945. A história fica indo e vindo com imagens do agora e do passado. Dois jovens que acabaram sendo separados durante um dos períodos mais conturbados da história sul-coreana se reencontraram em Hiroshima.

Apontamentos: invasão japonesa na Coreia / período colonial / Hiroshima / amantes que foram separados / retrata o povo coreano sendo escravizado / fiquei um tempo chorando depois de terminar de assistir isso / é incrivelmente emocionante 
Elenco principal: Jeon So Min, Jeon Moo Song, Song Geon Hee e Jung Young Sook
Disponível em: Dramas Revise

Flower Crew: Joseon Marriage Agency (jTBC) – Este drama está longe de ser aqueles sageuks cheios de tramas e reviravoltas marcantes, mas tem algumas características do gênero. Do dia para a noite, um jovem ferreiro apaixonado se torna o Rei de Joseon. Enquanto ele sofre tentando se acostumar com a nova vida solitária, sua amada está se metendo em confusões pelas ruas da cidade. Aos poucos, nossa protagonista acaba se envolvendo e se apaixonando por um casamenteiro que esteve sempre ali para protegê-la.

Apontamentos: leve e divertido / equipe de casamenteiros / as flores de Joseon / drama histórico / trama despretensiosa / não assista com altas expectativas / alguns clichês de comédias românticas / triângulo amoroso 
Elenco principal: Kim Min Jae, Gong Seung Yeon, Park Ji Hoon,Seo Ji Hoon e Byun Woo Suk
Disponível em: Kingdom Fansubs e Viki 

The Running Mates: Human Rights (OCN) – Um drama falando sobre direitos humanos tão abertamente é certamente um diferencial. Este é um tema que está sendo cada vez mais explorado, felizmente. É preciso correr muito para conseguir salvar os direitos humanos, mas temos um Centro de Investigação especializado nisso. São vários casos e nossa protagonista também tem sua dor que nos é revelada aos poucos.

Apontamentos: discriminação / assédio sexual / opressão / uma equipe que vai tentar de tudo para que os direitos sejam preservados / simpatia humana / deveres éticos / cortaram 2 episódios, então o final parece apressado 
Elenco principal: Lee Yo Won, Choi Gwi Hwa e Jang Hyun Sung
Disponível em: Viki

Secret Boutique (SBS) – Camadas de corrupção, alianças bem entrelaçadas, um pouco de ação em uma luta por vingança, tudo ambientado no mundo dos cruéis poderosos. Jenny é empreendedora de um lugar chamado J-Boutique. Nesse espaço, ela não apenas tem produtos de alta qualidade como também possui um negócio muito poderoso que dá algo melhor do que dinheiro – informação. Sim, neste mundo informação é sinônimo de poder. Com alguns flashbacks e cenas cruzadas, Secret Boutique deixa quem está assistindo intrigado e colado na tela por algumas horas. Quem está de que lado, quem vai passar para o outro lado, o que vai acontecer com o projeto internacional de desenvolvimento da cidade? Afinal, quem é peça de quem nesse tabuleiro movido a ódio?

Apontamentos: mulheres ardilosas e gananciosas / confusões garantidas / muitos segredos / um jogo de vingança / figurinos incríveis / mistério e elegância andando juntos / trama sofisticada 
Elenco principal: Kim Sun Ah, Jang Mi Hee, Park Hee Bon e Kim Jae Young
Disponível em: Kingdom Fansubs e Kocowa

When the Camellia Blooms (KBS2) O ano teve dramas para todos os tipos de preferências. Acabamos de falar de um drama que envolvia uma milionária família para chegarmos em uma história simples e calorosa sobre uma mãe solteira que dirige um Bar intitulado de Camellia. O drama logo apresenta o preconceito das pessoas com pensamentos ultrapassados sobre mulheres solteiras batalhando sozinhas para sobreviverem. Também mostra pessoas da vila protestando para que a policia de Ongsan pegue o assassino em série, Coringa. Nas primeiras cenas, um mistério – um corpo com uma pulseira incomum.

Apontamentos: mães, sociedade, relacionamentos / momentos felizes e momentos tristes /  sacrifícios que as mães fazem pelos filhos / um policial caipira e divertido / romance fofinho / boas lições de vida
Elenco principal: Gong Hyo Jin, Kang Ha Neul e Kim Ji Suk
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs  

Pegasus Market (tvN) Esse drama é completamente doido. O mercado Pegasus é considerado um exílio do grande Grupo Daema. Se alguém do grupo for transferido para lá, que dizer que a empresa deseja a carta de demissão dessa pessoa. Depois de uma cômica cena, o diretor Bok Dong acabou sendo descartado para este mercado. Logo descobrimos que seu rival no Grupo tramou algo pelas costas do Presidente. Bok Dong mesmo rebaixado não desiste e, ao lado de um inusitado gerente, começa um recrutamento muito engraçado de trabalhadores para iniciar um projeto neste mercado doido, abandonado, que nunca saiu do vermelho.

Apontamentos: um gerente maluco / personagens excêntricos / drama de negócios com comédia / algumas cenas surpreendentemente emocionantes / uma lição sobre a frase comumente utilizada “o cliente é Rei”/ funcionários humildes que precisavam de uma chance / um drama diferente, divertido e profundo 
Elenco principal: Kim Byung Chul, Lee Dong Hwi, Park Ho San e Jung Hye Sung
Disponível em: Life Fansub, dramafansubs e Youtube (Spin-Off)

Vagabond (SBS) O drama mais esperado do ano finalmente foi ao ar. Muitos estavam apreensivos à espera do reencontro de Suzy e Lee Seung Gi desde Gu Family Book. Na primeira cena, nos deparamos com Hae Ri saindo de uma limusine e sendo alvo de Dal Geon no Norte da África. Logo, ficamos com a seguinte pergunta: como a história chegou nesse ponto? É neste questionamento que a trama desliza dando um salto temporal para o passado. Depois da morte misteriosa de seu sobrinho em um acidente de avião, nosso protagonista (Dal Geon) se torna um tigre incansável em busca de respostas.

Apontamentos: um drama cheio de ação / reviravoltas / envolvimento com o NIS (Serviço Nacional de Inteligência) / romance / um ex-dublê alucinado em busca de respostas / terrorismo / todo mundo esperando uma segunda temporada, a SBS não confirmou nada ainda 
Elenco principal: Lee Seung Gi, Bae Suzy e Shin Sung Rok
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs

Miss Lee (tvN) – Nossa protagonista (Lee Sun Shim) é uma funcionária da parte contábil da Cheongil Electronics. Ela faz todo o tipo de serviço na empresa, desde buscar café a outras tarefas pessoais. A senhorita Lee aprende alguns truques como pedir o dobro de dinheiro nas cotações e embolsar o que sobra ironicamente com uma das melhores funcionárias da empresa que é sua conterrânea. Algumas confusões acontecem, e Sun Shim que estava no fundo da cadeia alimentar no trabalho, de modo muito otimista após uma brincadeira, exclama que vai aceitar se tornar a Presidente.

Apontamentos: é um pouco arrastado / incoerências podem até ser relevadas por causa da comédia / drama de negócios / o final apesar de ser um pouco dramático é redondinho 
Elenco principal: Hyeri, Kim Sang Kyung, Cha Seo Won e Uhm Hyun Kyung
Disponível em: dramafansubs

Melting Me Softly (tvN) – Nosso protagonista é um diretor de produção muito famoso. Ele aceita participar de um projeto onde ele ficaria congelado 24 horas. No entanto, ele precisa de mais alguém, alguém como Mi Ran, uma participante regular de seus programas. Depois de muita insistência e por um motivo nobre e justificável, Mi Ran aceita participar do experimento. Acontece que depois do congelamento se passam 20 anos e os dois são acordados em um ambiente completamente diferente. Tudo mudou. É interessante e emocionante ver as emoções de seus familiares e amigos depois de reencontrá-los. Agora eles devem manter uma temperatura corporal ambiente para conseguirem sobreviver.

Se você ficou aí criando teorias mirabolantes, reviravoltas do outro mundo, ficção científica a todo o vapor, é melhor parar logo. A história é uma simples e despretensiosa comédia romântica, apenas isso.

Apontamentos: o prato principal do drama é Ji Chang Wook dando um beijão embaixo da água / brincadeira / ou não / quem esperava por uma trama super diferente e muito envolvente acabou se decepcionando sim / não assista com expectativas tão altas / comédia romântica muito simples / fantasia / criogenia
Elenco principal: Ji Chang Wook e Won Jin Ah
Disponível em: Kingdom Fansubs e Viki

The Tale of Nokdu (KBS2) Uma das minhas últimas maratonas do ano, esse drama foi surpreendentemente agradável. Algo, bem no fundo do meu coração, já dizia que eu ia gostar muito desse drama, mas nunca pensei que ficaria tão encantada. Nokdu estava na capital para descobrir pistas de sua verdadeira origem. Depois de algumas confusões, assassinos aparecem para matá-lo. Nosso protagonista consegue se livrar da trupe e segue uma mulher muito suspeita. No entanto, ele é esbarrado no caminho por parecer estar invadindo uma vila apenas para viúvas. É engraçado demais. Algum tempo depois, Nokdu retorna vestindo um hanbok e parecendo uma doce jovem para conseguir explorar o lugar em busca de sua pista.

Apontamentos: drama histórico (sageuk) / comédia romântica / perfeito equilíbrio entre ação, comédia, drama e romance / roteiro consistente e bem escrito / boas risadas garantidas / segredo de nascimento / muito emocionante também / melhores do ano / elenco perfeito ♥ 
Elenco principal: Jang Dong Yoon, Kim So Hyun e Kang Tae Oh
Disponível em: Kocowa, Viki e Kingdom Fansubs

 Extraordinary You (MBC)  Depois de passar por alguns momentos estranhos, Dan Oh se pergunta o que estaria acontecendo. Sons de páginas virando, pessoas congeladas, móveis dando voltas… Talvez tudo fosse um efeito colateral de uma cirurgia no coração que ela teve que fazer… e quem dera fosse isso. Nossa protagonista descobre que estava dentro de um história em quadrinhos e que, na verdade, ela nem era a protagonista, mas sim uma coadjuvante. O drama mostra todas as reações de Dan Oh depois de saber a verdade; sua nova jornada para tentar mudar sua própria trama; mas o que ela precisará fazer para conseguir alterar as coisas e escrever sua própria vida?

A trama começa viciante, engraçadinha e intrigante; tem seus altos e baixos; mas de qualquer forma encontra um final bom, então com certeza ao lado de Extraordinary You são feitos preciosos momentos.

Apontamentos: fantasia / romance escolar / um pouco de comédia / a diferença de altura entre os protagonista é extremamente fofa / amizade e escolhas /  momentos emocionantes / quem não queria ficar na pontinha dos pés para beijar o RoWoon / muitos personagens marcantes
Elenco principal: Kim Hye Yoon, Ro Woon e Lee Jae Wook
Disponível em: Viki e Kingdom Fansubs

My Country (jTBC)  A trama retrata o final do período conturbado de Goryeo para Joseon. My Country é um drama surpreendentemente emocionante e comovente. Honestamente, eu nunca pensei que me sentiria tão envolvida. Logo descobrimos que os dois amigos de infância vão se enfrentar por causa de uma das cenas iniciais que representa o futuro. Então ficamos apreensivos imaginando como tudo ia chegar naquilo. O mais interessante é que a história não é só isso. Mesmo depois de chegar no lapso temporal da primeira cena, enquanto muitas perguntas são respondidas, outras tramas igualmente interessantes se formam. 

Seo Hwi é um jovem muito pobre. Sua irmã sofre com ataques epilépticos desde a morte injusta de seu pai. Já Sun Ho tem grandes riquezas, mas sofre com o desprezo de todos por ser um filho bastardo. Os dois cresceram juntos e se tornaram guerreiros fenomenais, mas seguem caminhos diferentes quando a nação acaba se dividindo politicamente. O final é devastador e representa a amizade genuína e crua desses dois jovens fadados ao desespero. É um drama completamente inesquecível.  

Apontamentos: tragicamente comovente / melhores do ano / drama histórico (sageuk) / romance / cenas épicas de batalhas / o começo da Dinastia de Joseon / a mais pura representação da amizade
Elenco principal: Yang Se Jong, Woo Do Hwan, Kim Seol Hyun e Jang Hyuk
Disponível em: NETFLIX e Kingdom Fansubs

The Lies Within (OCN) – Os primeiros episódios são as aberturas para os arcos. Um deputado acaba morrendo de repente e sua filha recebe uma proposta e aceita dar continuidade a sua cadeira pelo partido. Ainda, seu marido também acaba desaparecendo. Eles logo conseguem pistas para atualizar a morte do Deputado Kim de acidental para assassinato. Também se  torna quase impossível mapear os passos do marido que sumiu. Aos poucos, nossa protagonista que havia se tornado uma política se junta com um detetive excêntrico para investigar a verdade. É um drama de investigação com uma história convincente e bem pensada. 

Apontamentos: trama meticulosa / encargos políticos / silêncio diante de más ações nos torna cúmplices / pode causar sentimentos de revolta e angustia / mistério e investigação
Elenco principal: Lee Min Ki e Lee Yoo Young
Disponível em: NETFLIX e dramafansubs

Leverage (CSTV) Nosso protagonista descobre que seu filho só tem três meses de vida porque está em estado terminal. Neste momento, sua vida se torna uma corrida para encontrar um medicamento eficaz. Ele encontra uma droga, mas precisa recuperar uma pesquisa roubada para ter acesso. Nisso, Tae Joon recruta uma equipe e realiza um plano coordenado. No entanto, algumas confusões acontecem… as cenas iniciais nos deixam ofegantes e depois partem nossos corações. No geral, é um drama muito bom com um grupo incrível e carismático. 

Apontamentos: remake da série americana / peças de um xadrez / seguros e fraudes / criminosos que se acham superiores a tudo / tem um pouco de ação e comédia / investigação 
Elenco principal: Lee Dong Gun, Jeon Hye Bin, Kim Sae Ron, Kim Kwon e Yeo Hoe Hyun
Disponível em: Kingdom Fansubs e Subarashiis

Catch the Ghost (tvN) Os noticiários não paravam de dizer que havia um assassino em série solto no metrô. A delegada declara que se em três meses eles não tivessem pego o culpado, ela renunciaria assumindo a responsabilidade. Quatro vítimas foram encontradas nos últimos dois anos. As câmeras mostram as vítimas saindo do trem, mas nunca passando das catracas. O assassino foi apelidado de “fantasma do metrô”. 

Uma dupla de policiais bem inusitada é formada e nossa protagonista se sente justificada em cometer pequenas infrações em prol da verdadeira justiça. Apesar de nobre, suas atitudes podem causar alguns problemas. Catch the Ghost é um drama único e descontraído que não deixa de ter sua carga de seriedade. É perfeito para quem está pensando em ocupar a mente e se manter algumas horas bem entretido.

Apontamentos: protagonistas muito engraçadinhos / tem romance / comédia e investigação / não deixe que seus problemas pessoais o impeçam de ajudar os outros / uma grande família policial se une aos poucos  / final bem fechadinho 
Elenco principal: Moon Geun Young, Kim Sun Ho e Jung Yoo Jin
Disponível em: Kingdom Fansubs

VIP (SBS) – Um casal bem-sucedido começa a passar por alguns tumultos em seu relacionamento depois de ser plantada a tal de semente da dúvida. Nossa protagonista recebe uma mensagem de texto dizendo: “seu marido está tendo um caso com alguém no escritório.”. Quem teria enviado aquela mensagem? Seria verdadeira? O que estaria acontecendo, de fato? É uma jornada bem desagradável para Jung Sun em busca de respostas. O clima emocional é quase sufocante. A trama se encarrega de mostrar como um casamento pode se tornar sem confiança. O simples silêncio em VIP consegue ser incrível e palpável, formando cenas intensas. O assunto pode ser um pouco carregado no sentido de melancólico, dramático ou sombrio… mas nosso elenco tornou isso real (concreto) e interessante. 

Apontamentos: clima inquietante / mentiras / segredos / melodrama / fragilidade dos relacionamentos / história permanece convincente e intrigante até o fim / elenco predominantemente feminino / um final bem coerente / não se busca felicidade pessoal no outro 
Elenco principal: Jang Na Ra e Lee Sang Yoon 
Disponível em: Kocowa e Kingdom Fansubs

É isso dorameiros! Espero que tenham gostado da retrospectiva! O texto foi escrito com base em pesquisas detalhada nos fóruns (soompi, dramabeans, asianwiki, mydramalist e koreandrama.org), além de minha opinião particular sobre cada um dos dramas mencionados acima. Ainda, os comentários foram curtos para que o post não ficasse gigante. Eu tentei ser o mais objetiva e pontual possível, realmente tentando trazer apenas o necessário.

Os dramas que estão em andamento no momento só terminarão em 2020 e ficarão para a retrospectiva do próximo ano! ♥

Algumas conclusões do ano: 1) dorameiras não estão acostumadas com finais abertos para outras temporadas, isso realmente está deixando muitos corações ansiosos! Se a gente quisesse assistir muitas temporadas, a gente ia ver séries americanas mesmo. Sim, nós sentíamos saudades depois de finalizar 16 episódios, mas dorameira sempre superou rápido e tinha uma lista de muitos outros para acompanhar. Enfim, parece que a nova era dos doramas está começando e muitas temporadas serão escritas ainda…

2) Muitos doramas bons passaram despercebidos em 2019, principalmente da metade do ano para o fim. Espero que esta publicação possa ajudá-los a selecionar alguns. 

3) Em 2019 tivemos 6 doramas com algum tipo de troca de identidade. Foi o tema mais explorado do ano. O que será de 2020?

Deixem nos comentários os doramas preferidos de vocês e se quiserem saber mais sobre algum dos listados aqui hoje. Resumi 105 dramas sul-coreanos neste post! Quero deixar claro que todas as histórias são mais complexas do que os resumos que fiz aqui, espero que possam entender isso, mas também espero que os breves apontamentos que eu trouxe possam ser úteis de alguma forma.

Espero que 2020 seja preenchido com boas histórias e com bons momentos. Espero, de coração, que todos possam realizar sonhos, possam se recuperar de eventuais crises, e que possam ter dias mais do que felizes. ♥

Feliz ano novo!!!

Sites mencionados na publicação: Kingdom Fansubs / Subarashiis / Fightingsub / Unnie FansubsKocowa / Viki / Netflix / Drama Cool / KBS World TV / Life Fansubs / dramafansubs

8 comentários sobre “(Retrospectiva) Guia Dorameiros 2019!

  1. Nossa,como fiquei feliz em ler esse post(que alguém indicou em algum lugar do Facebook).
    Há tempos busco um canal que me de boas dicas de dramas e que seja sério e ( pelo menos um pouco) imparcial. Antes eu recorria ao divaneandoo e ao Tea House e Cinema. O primeiro infelizmente foi fechado e o segundo parece estar em hiatus já tem um tempo.
    Então preciso agradecer por esse post tão cheio de carinho e cuidado na hora de falar dos dramas, das histórias de uma forma que eu possa entender sem ser bombardeada com spoiler e opiniões passionais demais que as vezes até estragam a expectativa e desanimam na hora de assistir.
    Sou meio chata com drama então uma boa resenha sempre me ajuda a não perder tempo com dramas que não quero ver.Dessa lista pelo menos meia dúzia me deixou curiosa ,inclusive os dramas históricos que parei de ver desde Moon Lovers.
    Amei Camélia, Dr Jonh, Be Melodramatic, , Catch The Ghost e Welcome To Life .Os três últimos bem subestimados na minha opinião.
    Enfim,muito obrigada o post foi muito gostoso de ler e bastante esclarecedor. Gostei muito😘😘😘

    Curtir

    1. Nossa! Que comentário mais lindo, meu Deus do céu!!!! ♥
      Primeiramente, fico feliz que estejam divulgando meu humilde blog no facebook! Queria muito agradecer a pessoa que fez com que essa publicação chegasse a mais pessoas! ^_^
      Eu também era fã adepta do divaneandoo, inclusive criei este blog com a ajuda da Alay (resenhista de lá)! Ela me deu muitas dicas no começo e foi incrível comigo, fiquei realmente muito triste com o que aconteceu no blog dela. T_T
      Você resumiu tudo que eu mais prezo com meu blog! Eu tento passar as informações sem estragar a experiência das pessoas com a obra em análise. Tento apenas trazer pontos que eu acho que sejam válidos e importantes para que as pessoas embarquem (ou não) em suas jornadas.
      Espero que eu possa te ajudar com novas recomendações!
      Eu ando um pouco afastada do blog por motivos de trabalho! No entanto, sempre que eu posso estou vindo aqui atualizar e também responder a estes comentários carinhosos.
      Muuuuito obrigada por ter tirado um tempinho para deixar sua opinião! Ela significa muuuuito, de coração!
      Obrigada! ♥

      Curtir

  2. AHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
    Amei seu post. Sério, que coisa linda ♥
    Vou correr assistir os com três estrelas – já estava de olho em alguns, rs.
    Muito obrigado por tanto carinho e paciência. Feliz 2020.

    Curtir

  3. Que postagem fantástica!! Deve ter dado um trabalhão, muito obrigada! Vi vários dos dramas que você recomendou como melhores do ano, vou dar uma olhada nos outros que você considerou bons e eu ainda não assisti. Parabéns e Feliz Ano Novo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s